quarta-feira, 10 de março de 2010

Neve en Sanabria





Para os da costa a neve sempre é un espectáculo.
Onte, voltando a Galiza, na zona de Sanabria, provincia Zamora, comunidade autónoma de Castilla y León. Nesta comarca limítrofe coa Galiza e Portugal a língua oficial é a mesma que no resto de Castela, o espanhol, no entanto tamén se falan o galego (nas Portelas) e o asturleonés.
Sanabria (ou Senabria, ou Seabra) é unha comarca rica en línguas.
Ademáis alegrounos a vista coa neve.

5 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Lindíssima região que nunca visitei com neve.
Talvez um dia...

rui disse...

Eu tenho visitado o lago de Sanábria, de origem glaciária, por certo a água estava tão fría que doiam os pés (pior que nas ilhas Cies)

As línguas asturo-leonesas, faladas nas Astúrias, no Leão e também na Estremadura espanhola tenhem um modelo exemplar no mirandês de Portugal. Não conheço apenas nada desta língua tão próxima, o que não compreendo é por quê não chegam a um acordo entre as quatro regioes para terem uma gramática comum.

Eu é que são um amante obsessivo das línguas!

Em@ disse...

Rui:
Também eu me ponho a mesma questão: porque não arranjam uma gramática comum às 4 regiões...

Tenho uma grande curiosidade em saber o que é o objecto da fotografia do cabeçalho do teu blog...e o que se vê por baixo é areia grossa ou algum tipo de pedra mármore? :P

rui disse...

O objecto do cabeçalho é uma concha fotografada na praia, tal e como o mar a deixara. A areia não é tão grossa como aparenta, a concha é pequena. Publicarei outra foto daquela areia para que se faça uma ideia.

Em@ disse...

Voltei a observar bem a cocha...e não é que continuo com a mesma ideia que deixei no meu blog? nunca a imaginaria uma concha, mas algo de metal, oxidado com verdete e gasto pelo tempo...mas a areia também não me parecia areia! eheheh
aiiiii estes mesus olhos ou esta minha imaginação!:)